Cartaz - marcação convencional de sargos
Sargos marcados à solta na costa alentejana

No âmbito do projeto PROTECT- Estudos científicos para proteção marinha na costa alentejana, financiado pelo Programa Operacional Pescas 2007-2013 (PROMAR), está a decorrer uma campanha de marcação de sargos (sargos-legítimos Diplodus sargus e sargos-safias Diplodus vulgaris) com etiquetas externas (de cor amarela ou verde), implantadas na zona da inserção da barbatana dorsal. Os peixes estão a ser capturados à cana e cuidadosamente marcados e libertados logo de seguida na Área de Proteção Parcial do Tipo I da Ilha do Pessegueiro (Porto Covo, Sines), no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O trabalho está a ser desenvolvido por investigadores do Centro de Oceanografia, em colaboração com pescadores que operam na região e alunos universitários. O objetivo deste trabalho é entender melhor o padrão de movimento dos sargos, em particular determinar a sua área vital, ou seja, a área necessária ao desenvolvimento das suas atividades, em particular as relacionadas com a alimentação, que garantem a sobrevivência dos indivíduos pertencentes a estas espécies de elevado valor económico.