Objetivos
Objetivos do projeto

O projeto PROTECT – Estudos Científicos para Proteção Marinha na Costa Alentejana (projeto piloto; operação número 31-03-05-FEP-12) foi cofinanciado pelo Programa Operacional Pesca 2007-2013 (PROMAR), tendo a Universidade de Évora sido a entidade promotora.

Este projeto teve início no dia 3 de agosto de 2010 e foi desenvolvido até ao dia 30 de junho de 2014.

Com o projeto PROTECT, foram realizados estudos científicos para a avaliação e monitorização dos efeitos da proteção marinha implementada na costa alentejana do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). Estes estudos foram dirigidos aos recursos naturais protegidos, nomeadamente aos recursos pesqueiros, analisando a estrutura e o funcionamento de populações e comunidades biológicas, mas também aos utilizadores afetados por esta proteção, analisando a sua perceção da proteção e diversos aspetos socioeconómicos.

Com vista à conservação e utilização sustentável dos recursos pesqueiros da costa alentejana do PNSACV, este projecto fará propostas de melhoria da gestão da pesca e de implementação de um programa de monitorização biológica e socioeconómica.

No desenvolvimento deste projeto foi obtido o apoio e a colaboração de pescadores profissionais e lúdicos através do envolvimento direto individual e de associações e organizações do sector da pesca, com vista à aproximação da investigação científica e de profissionais deste sector.