Questionários
Ações a desenvolver

Os trabalhos de obtenção e análise de dados serão executados no âmbito das quatro ações descritas em baixo, e os seus resultados serão integrados num relatório final.

Acção 1. Pesquisa de estudos anteriores sobre a região marinha do PNSACV

Será efetuada uma pesquisa bibliográfica de estudos de biologia marinha e pesqueira, e de antropologia, sociologia e socioeconomia das pescas.

Acção 2. Caraterização de capturas e atividades pesqueiras

Esta ação é dirigida à pesca comercial e lúdica realizada na costa alentejana do PNSACV.
Com o principal intuito de avaliar o esforço de pesca exercido e as capturas e rejeições efectuadas, tendo em conta a área explorada e as artes de pesca utilizadas, serão utilizados observadores a bordo de embarcações de pesca comercial, bem como outras abordagens adequadas, e realizados inquéritos diretos a pescadores lúdicos.
Serão obtidas estatísticas oficiais de pesca (peso das descargas e preço da primeira venda, por lota, por tipo de pescado e por embarcação) e será efectuada uma caraterização socioeconómica de pescadores comerciais e lúdicos através de inquéritos.

Acção 3. Avaliação da abundância e distribuição de recursos pesqueiros

Será avaliada a abundância, distribuição e estrutura dimensional de peixes e mariscos com maior interesse para a pesca comercial e lúdica. Esta ação incidirá sobretudo nas AMP da Ilha do Pessegueiro e do Cabo Sardão, considerando áreas de controlo adjacentes a norte e a sul. Serão efetuados censos visuais diretos em substratos duros intertidais e subtidais, e amostragem com artes de pesca em substratos móveis subtidais. Técnicas de marcação convencional (recaptura por pescadores) e biotelemetria serão aplicadas em determinadas espécies de peixes com interesse comercial/lúdico ou de conservação, com vista à avaliação da conectividade entre áreas distintas, e da fidelidade espacial e dos movimentos das espécies selecionadas.

Acção 4. Propostas de gestão e monitorização

Com base nos resultados obtidos nas ações anteriores e em inquéritos diretos a pescadores comerciais e lúdicos sobre a sua perceção em relação a diferentes medidas de gestão de recursos pesqueiros e do seu habitat, serão feitas propostas de gestão da pesca e de conservação dos recursos pesqueiros, e de um programa de monitorização biológica e socioeconómica, incidindo especialmente nas AMP.



  • » Gestão e áreas marinhas protegidas
  • » Literatura citada